homepage
Pesquisar:    
A Ética e as Empresas
 

O II FÓRUM DE COMUNICAÇÃO E RECURSOS HUMANOS DO GRUPO JOSÉ DE MELLO TEVE COMO TEMA CENTRAL A ÉTICA EMPRESARIAL

Dois anos após a primeira edição, que decorreu na Ericeira, quatro dezenas de directores e técnicos de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos das empresas do Grupo José de Mello juntaram-se, nos dias 29 e 30 de Setembro, em Óbidos, para participarem no II Fórum de Comunicação e Recursos Humanos.
Se há dois anos o tema central era a “Unidade na Diversidade”, desta vez a Ética Empresarial foi a problemática escolhida para reflexão, pelo que, logo no primeiro dia, após a sessão de abertura pelo presidente do Conselho de Administração da José de Mello, SGPS, Vasco de Mello, teve lugar uma apresentação de Bruno Bobone, vice-presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), subordinada ao tema. Na sua apresentação, o vice-presidente da ACEGE sublinhou, com diversos exemplos de ordem teórica e prática, a importância da ética nos negócios, abordando a forma comodeve ser encarada no quotidiano das empresas.
No final, houve oportunidade para destacar o contributo que o Código de Ética da ACEGE deve ter nos momentos de decisão dos empresários e gestores.
O primeiro dia de trabalhos compreendeu também um conjunto de apresentações que versaram os problemas de comunicação decorrentes das obras na A5 (Luís Eça Pinheiro), a temática do desenvolvimento sustentável na área da indústria química (Marília Ramos e Rita Jesus), o posicionamento e desenvolvimento estratégico da José de Mello Saúde (Vasco Luís de Mello) e a evolução das políticas de Recursos Humanos e Comunicação Interna da Efacec (Fernando Lourenço). Para finalizar, houve um workshop sobre “Grupo José de Mello – Um dos Melhores Empregadores em Portugal”, no qual foram abordadas e debatidas, em grupos de seis a oito participantes, questões como a Orientação Estratégica, a Capacidade/Qualidade da Liderança, a Gestão do Desempenho, as Competências Organizacionais, as Políticas de Recursos Humanos e de Comunicação/Informação. O segundo dia começou com a apresentação das conclusões preliminares do workshop do dia anterior, seguindo-se um outro, focalizado na Ética Empresarial, o tema central do II Fórum de Comunicação e Recursos Humanos.
Concebido pela Sair da Casca, este workshop materializou-se numa primeira abordagem sistematizada ao tema da Ética Empresarial no Grupo José de Mello, tendo dado origem à definição de alguns princípios orientadores que vão permitir um desenvolvimento mais estruturado e formal do tema.
Na parte da tarde, os trabalhos iniciaram-se com uma intervenção de Joaquim Aguiar, administrador da José de Mello, SGPS, acerca da “Emergência do Real no Regime Democrático Português”, a que se seguiu uma apresentação de José Bernardo, da Direcção de Recursos Humanos da EDP, que aproveitou para abordar o Programa de Apoio à Reestruturação da EDP, iniciado em Outubro de 2003. Pedro Marques Pereira,sub-director do Diário Económico, aceitou um convite para falar sobre o modo de funcionamento de um jornal, com especial ênfase para os critérios de selecção de notícias. Por sua vez, António Nogueira Leite, administrador da CUF, SGPS e responsável pela área de Planeamento Estratégico da José de Mello, SGPS, interviu a propósito da Estratégia de Crescimento e de Desenvolvimento do Grupo José de Mello, cabendo o encerramento do evento a Pedro de Mello, vice-presidente do Conselho de Administração da José de Mello, SGPS.

  Índice  
homepage Contactos Links Mapa do Site
© José de Mello, SGPS, todos os direitos reservados.

Webmaster: info@josedemello.pt
Realização: Innovagency - think, build and communicate interactive business