Comunicados de imprensa

José de Mello Saúde lança Hospital CUF Descobertas

10/10/00

O Grupo José de Mello, através da sua holding para a área da saúde, José de Mello Saúde, está a desenvolver o projecto de uma nova unidade hospitalar, o Hospital CUF Descobertas, com abertura prevista para o segundo trimestre de 2001.

O Hospital CUF Descobertas funcionará no Parque das Nações, em Lisboa, e estará vocacionado para servir um vasto universo de pessoas com necessidades de cuidados de saúde, através de acordos celebrados com seguradoras, subsistemas e com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“O Hospital CUF Descobertas representa mais um importante investimento do Grupo José de Mello na prestação de cuidados de Saúde, respeitando os mais elevados padrões de qualidade, eficiência e organização”, afimou José Luís Almeida Fernandes.

O presidente do conselho de administração da holding José de Mello Saúde acrescentou, por outro lado, que “a nova unidade hospitalar do Grupo José de Mello assume igualmente o compromisso de acompanhar o acelerado avanço da medicina na última década”.

Investimento de 6,6 milhões de contos

O projecto do Hospital CUF Descobertas teve início em 1998 e actualmente já se encontra numa fase muito avançada de concretização, tendo a José de Mello Saúde investido para o efeito cerca de 6,6 milhões de contos, o que representa o maior investimento privado na área da saúde em Portugal desde sempre.

Para responder aos mais elevados padrões de qualidade, eficiência e organização na prestação de cuidados de saúde, foi projectado um edificio que se desenvolve numa área total de construção de 31.824 metros quadrados, distribuida por 11 andares e com cerca de 200 lugares de estacionamento.

O Hospital CUF Descobertas terá 160 camas de elevado standard hoteleiro: 132 camas em 128 quartos de internamento geral para todas as valências médicas e cirúrgicas, 19 camas de internamento de ginecologia/obstetricia/pediatria e Unidade de Cuidados Neonatais e 9 camas na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes. Dispõe ainda de três blocos operatórios (bloco central, bloco de cirurgia ambulatória e bloco de partos), com um total de nove salas, 42 gabinetes para consultas externas, serviço de atendimento permanente (urgências) geral e pediátrico, medicina física e de reabilitação, imagiologia (radiologia, ecografia, TAC, RMN), laboratório de patologia clínica, medicina nuclear, radioterapia e braquiterapia.

Com mais este investimento, de significativa importância para Lisboa e para Portugal, o Grupo José de Mello reforça o seu compromisso de longo prazo de promover a prestação de serviços de saúde de acordo com os mais elevados níveis de conhecimento e de serviço, numa busca permanente da qualidade e da excelência, um compromisso atestado ao longo de mais de 50 anos através de unidades como o Hospital da CUF, a gestão do Hospital Amadora-Sintra e a Clínica Santa Maria de Belém.

Forte aposta tecnológica

Ao acompanhar a inovação tecnológica da medicina na última década, o Hospital CUF Descobertas será equipado com a mais moderna tecnologia no âmbito da prestação de cuidados de saúde, de que são exemplos os seguintes equipamentos:
• TAC – Tomografia Axial Computorizada, elicoidal, com software de reconstrução 3D e endoscopia virtual;
• RM – Ressonância Magnética de 1,5 Tesla;
• Medicina Nuclear – Câmara Gama, com ligação à rede de imagem hospitalar;
• Radioterapia e braquiterapia – Acelerador linear de alta potência com comando digital e simulador para tratamentos;
• Ecografia com reconstrução 3D;
• Mamografia com possibilidade de digitalização de imagem;
• Serviço de imagiologia “filmless”, com equipamento de digitalização de imagem para o RX convencional;
• Rede informática de transmissão de imagem, ligando o equipamento de produção de imagem digital directa, o RX e a ecografia.