Comunicados de imprensa

Quimigal e Ence celebram aliança para aquisição de 50% da Elnosa

20/12/01

A Quimigal e o grupo empresarial espanhol Ence assinaram hoje um contrato de aliança para o desenvolvimento e potenciação da Electroquímica do Noroeste (Elnosa), através do qual a Quimigal adquire 50% do capital social da Elnosa.

A Quimigal é uma das principais empresas do universo de participações da CUF, holding química do Grupo José de Mello, presidida por João de Mello, que centra a sua actividade na produção de químicos industriais.

Por seu lado, a Ence é o maior grupo espanhol de produção de celulose, integrando o negócio florestal, os produtos de madeira sólida e produção de energia eléctrica a partir de biomassa.

A Uniteca, participada da Quimigal e sediada no pólo industrial de Estarreja, actua no sector dos produtos sódicos e clorados, subsector onde a Elnosa também está presente.

Desta forma, será possível concretizar o crescimento da Uniteca nesta sua actividade através da integração com a Elnosa, assim como de outros produtos químicos nos mercados da Galiza, em que esta empresa está implantada. Assim, a actividade comercial já realizada será ainda mais potenciada.

O contrato assinado entre a Quimigal e a Ence integra um plano industrial para a Elnosa, contemplando um investimento superior a 700 mil contos, a médio-prazo, para a conservação e melhoramento das actividades existentes, estando igualmente prevista a existência de intercâmbios de tecnologia nos prazos e condições a estabelecer por disposição legal futura.

A Quimigal reafirma o seu compromisso com a Gestão Ambiental, assumindo todos os princípios do Grupo Ence , corroborados pela recente auditoria realizada pela AENOR para a obtenção da Certificação ISO 14001