Responsabilidade Social

Compromisso de Responsabilidade Social
separador-azul-jose-de-mello

Quer através da holding José de Mello, quer através das suas principais plataformas e unidades de negócio, o Grupo José de Mello deu continuidade, no exercício de 2016, ao compromisso de desenvolver toda a sua atividade empresarial de forma socialmente responsável.

Uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social transversal a todos os colaboradores do Grupo José de Mello consiste no Programa de Voluntariado, que tem vindo a ser desenvolvido com o apoio da Fundação Amélia de Mello e que vai já no seu sexto ano de vida, contando atualmente com a participação de cerca de 200 voluntários, provenientes de todas as empresas participadas, a que se junta também a família José de Mello.

No último exercício, o Programa de Voluntariado do Grupo José de Mello alargou o seu âmbito de atuação, com a celebração de duas novas parcerias, com a Associação dos Albergues Nocturnos do Porto e com os Bebés de São João.

A Associação dos Albergues Nocturnos do Porto é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que presta, diária a ininterruptamente, apoio multidisciplinar às populações sem-abrigo, 365 dias por ano, enquanto que os Bebés de São João é uma associação de apoio à maternidade.

Ler mais...

Estas duas instituições, ambas da cidade do Porto, juntam-se assim às seis entidades que já eram parceiras do Programa de Voluntariado, nomeadamente a Associação Coração Amarelo, o ATL da Galiza, o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, a Obra do Frei Gil, o Movimento de Defesa da Vida e a Junior Achievement Portugal.

Para validar a estratégia de atuação que tem servido de base ao Programa de Voluntariado, foram novamente realizados os inquéritos anuais de avaliação junto dos voluntários e das instituições parceiras, tendo sido evidente, pelos resultados obtidos, um elevado nível de satisfação dos voluntários, por um lado, e um forte impacto social no terreno, por outro.

Como forma de reconhecer e homenagear os colaboradores que integram o Programa de Voluntariado, teve lugar nas instalações do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos mais uma edição do Dia do Voluntário, que decorreu no dia 16 de setembro e que juntou, pelo quinto ano consecutivo, cerca de uma centena de participantes das várias empresas do Grupo José de Mello.

Uma outra importante iniciativa de responsabilidade social transversal a todos os colaboradores do Grupo José de Mello é o projeto Ser Solidário, sucessor do projeto Natal Solidário, que decorreu de 2002 a 2007 e que, juntos, já permitiram reunir, até à data, apoios no valor total de 650 mil euros que beneficiaram diversas instituições de solidariedade social.

Este projeto garante o envolvimento dos colaboradores, mediante o desconto de, no mínimo, um euro do vencimento mensal, dando-lhes ainda a possibilidade de votarem, no final do ano, nas instituições que gostariam de ver beneficiadas.

Na edição de 2016, a CUF, a holding José de Mello e a José de Mello Saúde atribuíram um apoio financeiro de 4.000 euros a cada uma das instituições escolhidas pelos colaboradores: Comunidade Vida e Paz, Lar de São José e Associação Raríssimas.

Aos 12.000 euros concedidos, deverá acrescer o valor que a Brisa irá atribuir, findo o processo de votação e escolha das entidades a beneficiar, que não foi concluído no decurso do primeiro trimestre de 2017.

Uma terceira iniciativa de responsabilidade social de grande importância, desenvolvida com o apoio da Fundação Amélia de Mello, é o programa de bolsas de estudo, para licenciaturas e mestrados, destinado a filhos de colaboradores das empresas do Grupo José de Mello.

No último exercício, e relativamente ao ano letivo 2016/2017, foram concedidas cinco bolsas de estudo para licenciaturas e uma bolsa de estudo para mestrado a seis candidatos, filhos de colaboradores da Brisa e da José de Mello Saúde.

Uma quarta iniciativa de responsabilidade social de alcance transversal às principais empresas participadas é a Colónia de Férias, que é promovida anualmente em Almoçageme e que, em 2016, decorreu entre 3 de julho e 14 de agosto, tendo contado com um total de 178 participantes, oriundos da Brisa, CUF, holding José de Mello e José de Mello Saúde.

Além destas quatro iniciativas de grande alcance junto dos colaboradores, foi promovida pela holding José de Mello e pelas empresas suas participadas, pelo quarto ano consecutivo, uma campanha interna relativa ao Pirilampo Mágico, com o objetivo de apoiar as CERCI e outras organizações congéneres na sensibilização da opinião pública para o direito à igualdade de oportunidades da pessoa com deficiência.

Importa ainda salientar a atribuição, pela holding José de Mello, de um apoio ao 8º Seminário Fundraising, organizado pela Call To Action, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 10 de março de 2016, e que permitiu a participação no evento do Movimento de Defesa da Vida, entidade parceira do Programa de Voluntariado, e da Comunidade Vida e Paz, uma das entidades beneficiadas pelo projeto Ser Solidário no último exercício.

A holding José de Mello promoveu ainda um apelo à consignação de 0,5% do IRS dos colaboradores a favor de uma das entidades parceiras do Programa de Voluntariado, ou da Fundação Amélia de Mello.

As principais plataformas e unidades de negócio detidas maioritariamente pela holding José de Mello – Brisa, CUF, José de Mello Residências e Serviços e José de Mello Saúde – desenvolveram também, no âmbito da sua atividade empresarial, importantes ações de responsabilidade social no decurso do exercício de 2016.

in Relatório e Contas 2016

Programa de Voluntariado
separador-azul-jose-de-mello

Lançado em 2011, com o apoio da Fundação Amélia de Mello, o Programa de Voluntariado decorre de um compromisso assumido de uma atuação empresarial socialmente responsável, baseada no legado histórico do antigo Grupo CUF.

Este Programa permite a mais de duas centenas de colaboradores e membros da família José de Mello doarem as suas competências para uma causa comum e é uma forma de as empresas participadas contribuírem positivamente para as comunidades em que se inserem, muito para além dos donativos e ações de mecenato.

Saiba mais no site do Programa de Voluntariado.

Projeto “Ser Solidário”
separador-azul-jose-de-mello

Com início em 2007, o Projeto Ser Solidário parte de uma lógica de grande envolvimento dos colaboradores das empresas participadas do Grupo José de Mello.

Trata-se de uma iniciativa que visa apoiar todos os anos várias instituições de solidariedade social mediante a participação ativa dos colaboradores aderentes, que descontam pelo menos 1 euro do seu vencimento mensal, podendo depois votar nas entidades que gostavam de ver beneficiadas.

Cada empresa do Grupo José de Mello duplica o valor dos contributos dos colaboradores e entrega os donativos às instituições escolhidas.

Colónia de Férias
separador-azul-jose-de-mello

Procurando dar continuidade a um forte legado histórico do antigo Grupo CUF neste domínio, o Grupo José de Mello oferece, desde 2001, aos filhos dos seus colaboradores, com idades entre os 7 e os 17 anos, a possibilidade de frequentarem uma colónia de férias durante os meses de verão.

Entre 2001 e 2016, participaram nas colónias de férias do Grupo José de Mello cerca de 1.200 crianças, filhas de colaboradores das empresas participadas.

Fundação Amélia de Mello
separador-azul-jose-de-mello

A Fundação Amélia de Mello (FAM) foi instituída em outubro de 1964 por iniciativa de D. Manuel de Mello, em homenagem à sua mulher, filha de Alfredo da Silva, com o principal objetivo de dar continuidade à obra social do Grupo CUF.

A FAM tem fortes ligações aos grupos empresariais geridos pelos descendentes do seu instituidor, nomeadamente o Grupo José de Mello e o Grupo Nutrinveste Sovena, mas a sua gestão e modelo de governo são independentes.

A atividade da FAM consiste sobretudo na atribuição de bolsas de estudo e apoio à investigação clínica e em ciências médicas ou humanas.

Em parceria com o Grupo José de Mello, a FAM promove anualmente um programa de bolsas de estudo para licenciaturas e mestrados, dirigido a filhos de colaboradores das empresas participadas, para além apoiar o Programa de Voluntariado e bolsas e prémios para investigação clínica, inovação e solidariedade social.