Responsabilidade Social

Compromisso de Responsabilidade Social
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No decurso do exercício de 2017, a José de Mello Capital e as principais plataformas e unidades de negócio do Grupo José de Mello reforçaram o compromisso de prosseguir uma atividade empresarial de forma sustentável e socialmente responsável.

É neste contexto que se insere o Programa de Voluntariado do Grupo José de Mello, uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social transversal a todos os colaboradores, que tem vindo a ser desenvolvido com o apoio da Fundação Amélia de Mello e que vai já no seu sexto ano de vida, contando atualmente com a participação de mais de 250 voluntários, provenientes de todas as empresas participadas, a que se junta também a família José de Mello.

Em 2017, o Programa de Voluntariado do Grupo José de Mello alargou o seu âmbito de atuação com a celebração de uma parceria com a Re-food, uma instituição particular de solidariedade social independente, sem fins lucrativos, 100% voluntária e de âmbito nacional. Trata-se de uma comunidade de caridade eco-humanitária que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro, fornecendo, de forma contínua, um serviço de distribuição sustentável de alimentos nutritivos e em bom estado, dispersos em pontos de recolha diária. Com cerca de 2.500 beneficiários e cerca de 900 parceiros de fontes de alimentos em todo o território nacional, a Re-food fornece cerca de 46 mil refeições mensais.

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Esta instituição junta-se assim às oito entidades que já eram parceiras do Programa de Voluntariado, nomeadamente a Associação Coração Amarelo, o Centro Comunitário da Galiza, o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, a Obra do Frei Gil, o Movimento de Defesa da Vida, a Junior Achievement Portugal, os Bebés de São João e a Associação dos Albergues Nocturnos do Porto.

Para validar a estratégia de atuação que tem servido de base ao Programa de Voluntariado, foram uma vez mais realizados os inquéritos anuais de avaliação junto dos voluntários e das instituições parceiras, tendo sido evidente, pelos resultados obtidos, um elevado nível de satisfação dos voluntários, por um lado, e um forte impacto social no terreno, por outro.

Como forma de reconhecer e homenagear os colaboradores que integram o Programa de Voluntariado, decorreu no Monte da Ravasqueira, no dia 15 de setembro, mais uma edição do Dia do Voluntário, que juntou, pelo sexto ano consecutivo, mais de 120 participantes das várias empresas do Grupo José de Mello.

Uma segunda iniciativa de responsabilidade social de grande importância e igualmente transversal a todos os colaboradores do Grupo José de Mello é o projeto Ser Solidário, sucessor do projeto Natal Solidário, que decorreu de 2002 a 2007 e que, em conjunto, já permitiram reunir, até à data, apoios no valor total de cerca de 750 mil euros, que beneficiaram diversas instituições de solidariedade social.

Este projeto garante o envolvimento dos colaboradores, mediante o desconto de, no mínimo, um euro do vencimento mensal, dando-lhes ainda a possibilidade de votarem, no final do ano, nas instituições que gostariam de ver beneficiadas.

Na edição de 2017, a ATM, a CUF, a José de Mello Capital, a José de Mello Residências e Serviços e a José de Mello Saúde atribuíram um apoio financeiro de quatro mil euros a cada uma das instituições escolhidas pelos colaboradores: Associação Passo a Passo, Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Avanca e Congregação Irmãzinhas dos Pobres.

No caso da Brisa, que segue um modelo diferente, os apoios foram atribuídos a quatro instituições, designadamente Associação para o Desenvolvimento de Galegos, CERCICOA, Creche Jardim Infantil “O Caracol” e Delegação de Gulpilhares da Aldeia de Crianças SOS, no valor individual de 22 mil euros. Os donativos entregues englobam as edições de 2015 e 2016 do projeto Ser Solidário da Brisa.

Uma terceira iniciativa de responsabilidade social de grande relevo, desenvolvida com o apoio da Fundação Amélia de Mello (FAM), é o programa de bolsas de estudo, para licenciaturas e mestrados, destinado a filhos de colaboradores das empresas do Grupo José de Mello.

No último exercício, e relativamente ao ano letivo 2017/2018, foram concedidas nove bolsas de estudo para licenciaturas e uma bolsa de estudo para mestrado a dez candidatos, filhos de colaboradores da Brisa e da José de Mello Saúde.

Ainda no que diz respeito à atividade da FAM, articulada com o Grupo José de Mello, mais concretamente com a José de Mello Saúde, merece destaque o programa de Bolsas de Solidariedade, administrado pelo Conselho para o Desenvolvimento Sustentável do Hospital de Vila Franca de Xira e as bolsas D. Manuel de Mello e Pedro Maria José de Mello Costa Duarte, a primeira destinada a jovens médicos que desenvolvam projetos de investigação clínica e a segunda orientada para premiar e promover projetos de investigação e estudos sobre a síndrome de Angelman. Acresce ainda o Prémio Mais Valor, focado na inovação e que distingue os melhores trabalhos realizados nas unidades de saúde, hospitais, e clínicas do universo José de Mello Saúde.

Uma quarta iniciativa de responsabilidade social transversal às principais empresas participadas é a Colónia de Férias, que é promovida anualmente em Almoçageme e que, em 2017, decorreu entre 2 de julho e 13 de agosto, tendo contado com um total de 193 participantes, oriundos da Brisa, José de Mello Capital e José de Mello Saúde.

Além destas quatro iniciativas de grande alcance junto dos colaboradores, foi promovida, pelo quinto ano consecutivo, pela José de Mello Capital, na sua qualidade de sociedade de controlo do Grupo José de Mello, uma iniciativa interna para divulgação da campanha solidária “Pirilampo Mágico”, cujo objetivo é apoiar as CERCI e outras organizações congéneres na sensibilização da opinião pública para o direito à igualdade de oportunidades da pessoa com deficiência.

Importa ainda salientar a atribuição, pela José de Mello Capital, de um apoio ao 9º Seminário Fundraising, organizado pela Call To Action, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 21 de abril de 2017, e que permitiu a participação da Comunidade Vida e Paz e da Associação dos Albergues Nocturnos do Porto, entidades parceiras do Programa de Voluntariado, no evento.

A José de Mello Capital promoveu ainda um apelo à consignação de 0,5% do IRS dos colaboradores a favor de uma das entidades parceiras do Programa de Voluntariado, ou da Fundação Amélia de Mello.

As principais plataformas e unidades de negócio do Grupo José de Mello – Brisa, CUF, José de Mello Residências e Serviços e José de Mello Saúde – desenvolveram, no âmbito da sua atividade empresarial, um conjunto alargado de importantes ações de responsabilidade social no decurso do exercício de 2017.

in Relatório e Contas 2017

Programa de Voluntariado
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Lançado em 2011, com o apoio da Fundação Amélia de Mello, o Programa de Voluntariado decorre de um compromisso assumido de uma atuação empresarial socialmente responsável, baseada no legado histórico do antigo Grupo CUF.

Este Programa permite a mais de duas centenas de colaboradores e membros da família José de Mello doarem as suas competências para uma causa comum e é uma forma de as empresas participadas contribuírem positivamente para as comunidades em que se inserem, muito para além dos donativos e ações de mecenato.

Saiba mais no site do Programa de Voluntariado.

Projeto “Ser Solidário”
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Com início em 2007, o Projeto Ser Solidário parte de uma lógica de grande envolvimento dos colaboradores das empresas participadas do Grupo José de Mello.

Trata-se de uma iniciativa que visa apoiar todos os anos várias instituições de solidariedade social mediante a participação ativa dos colaboradores aderentes, que descontam pelo menos 1 euro do seu vencimento mensal, podendo depois votar nas entidades que gostavam de ver beneficiadas.

Cada empresa do Grupo José de Mello duplica o valor dos contributos dos colaboradores e entrega os donativos às instituições escolhidas.

Colónia de Férias
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Procurando dar continuidade a um forte legado histórico do antigo Grupo CUF neste domínio, o Grupo José de Mello oferece, desde 2001, aos filhos dos seus colaboradores, com idades entre os 7 e os 17 anos, a possibilidade de frequentarem uma colónia de férias durante os meses de verão.

Entre 2001 e 2017, participaram nas colónias de férias do Grupo José de Mello cerca de 1.400 crianças, filhas de colaboradores das empresas participadas.

Fundação Amélia de Mello
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A Fundação Amélia de Mello (FAM) foi instituída em outubro de 1964 por iniciativa de D. Manuel de Mello, em homenagem à sua mulher, filha de Alfredo da Silva, com o principal objetivo de dar continuidade à obra social do Grupo CUF.

A FAM tem fortes ligações aos grupos empresariais geridos pelos descendentes do seu instituidor, nomeadamente o Grupo José de Mello e o Grupo Nutrinveste Sovena, mas a sua gestão e modelo de governo são independentes.

A atividade da FAM consiste sobretudo na atribuição de bolsas de estudo e apoio à investigação clínica e em ciências médicas ou humanas.

Em parceria com o Grupo José de Mello, a FAM promove anualmente um programa de bolsas de estudo para licenciaturas e mestrados, dirigido a filhos de colaboradores das empresas participadas, para além apoiar o Programa de Voluntariado e bolsas e prémios para investigação clínica, inovação e solidariedade social.