Grupo José de Mello com 20% na Brisa

Set 20, 2001

O Grupo José de Mello reforçou a sua posição na Brisa, SA, passando a deter 20% do seu capital social.

O reforço da posição através da José de Mello Investimentos, SGPS, SA, sociedade controlada indirectamente pela José de Mello, SGPS, SA surge na sequência da quarta e última fase de privatização da Brisa, SA, realizada no passado dia 2 de Julho, altura em que o Estado alienou a totalidade das acções por privatizar e em que ficaram criadas as condições para a concretização de uma estratégia de há muito manifestada pelo Grupo José de Mello.

Aprovada a desblindagem dos estatutos da Brisa, SA, o Grupo José de Mello decidiu dar cumprimento à estratégia de reforço da sua posição, tendo proposto a alguns accionistas a compra das respectivas posições.

O resultado dessa estratégia traduziu-se na aquisição, por parte da José de Mello Investimentos, SGPS, SA, de 100% da Window Blue, SGPS, SA (detentora de 4,9% da Brisa, SA) e de 60% da Impegest, SGPS, SA (detentora de 4,7% da Brisa, SA), para além de compras que foram sendo efectuadas em Bolsa e de uma opção de compra que pode ser exercida junto da Companhia de Seguros Império, SA (detentora de 0,8% da Brisa, SA).

Com estas aquisições, o Grupo José de Mello concretiza um objectivo estratégico relativamente à sua posição na estrutura accionista da Brisa, SA, consolidando o estatuto de accionista de referência, com forte influência na gestão de uma das mais importantes empresas portuguesas.